Terra Magazine

23 de outubro de 2008

Benzedeira: “Quem duvida da cura quebra a cara”

iurirubim às 8:42

Quebranto? Mau-olhado? Espinhela caída? É só benzer que passa! Se estiver em Minas Gerais, mais especificamente em Belo Horizonte, você pode procurar minha avó, D. Ereni Rodrigues. A convite do Iuri, entrevistei minha avó de 83 anos, que há muito é benzedeira.


D. Ereni e sua neta Daniela: a família toda foi benzida

A vó Ereni me diz que aqui em Minas é muito comum essa cultura das benzedeiras, principalmente no interior, onde posto de saúde é mais difícil.

Ela explica que normalmente são pessoas mais velhas e bem católicas que, movidas pela fé, cultivam o hábito de benzer as pessoas de graça e pela graça do outro se sentir bem. Segundo ela, um dom que Deus deu.

Acredito que o fato de ser mais velha inspire confiança e sabedoria. Dificilmente alguém se benzeria com uma jovem de 20 anos (eu, Daniela, pelo menos não).

Durante o dia, há sempre alguém querendo uma reza ou uma benzeção na casa da Vó, o que ela faz com muito prazer. Moradora do bairro Sagrada Família há mais de 70 anos, é difícil encontrar alguém que não tenha se benzido com ela quando criança.

Benzer exige um ritual. Primeiro a pessoa que benze tem que estar bem de saúde, explica a Vó. "Se ela não consegue cuidar dela mesma, não pode cuidar de ninguém”. Depois, tem o trato das ervas, que têm que ser apanhadas frescas, seja manjericão, arruda, guiné ou galho de plantinhas do jardim. O terço, sempre à mão. Outra coisa importante é nunca deixar a benzeção depois que o sol se por, a fim de aproveitar a sua energia.

Mas hoje, em Belo Horizonte, essa prática já não é tão comum mais como quando eu era criança. Talvez porque as pessoas estão cada vez mais sem tempo até mesmo de ir ao médico, quanto mais buscar uma benzedeira.

De hábitos simples, é fácil de encontrar a vó em casa. E, como todo bom mineiro, tem sempre um “cafezim” antes da benção ou da prosa. É essa prosa boa que compartilho com vocês agora.

Quando e como a senhora aprendeu a usar ervas e benzer pessoas?

Minha mãe já benzia desde que eu era bem pequena, mas eu só tomei gosto pela coisa com a minha irmã há uns 30 anos atrás. Minhã irmã Taninha benzia tudo! Eu só benzo mau-olhado, quebranto e espinhela caída.

Faço muito também é simpatia para curar bronquite na semana santa, mas essa não posso contar o segredo, porque se quem já tomou souber as ervas, não cura [eu, Dany, fui vítima desse remédio, por isso ela não pode contar!].O remédio é natural e é distribuído na semana santa e quem toma com fé cura, não tem gosto de nada, é um chazinho aguado e sem açúcar.

A senhora tem uma idéia de quantas pessoas já atendeu?

Ah, minha filha, é muita gente, não sei não. Só de remédio para bronquite foram muitos.

Quais são as reclamações mais freqüentes?

Mais é criança que a mãe traz por causa de quebranto, vento virado. As pessoas mais velhas também vêm por causa de espinhela caída ou gente que torceu o pé pra coser [costurar espiritualmente o pé torcido, por meio de um paninho e rezas]. Quando chega gente com dor de cabeça, corpo doendo, é um mau olhado, aí é só benzer. A pessoa tendo fé, tudo passa.

E as mais diferentes e esquisitas?

Uma senhora uma vez me pediu para benzê-la, dizendo que estava com cobreiro ela pediu pra benzer para cobreiro, mas ela não estava com cobreiro, era algo diferente muito feio e purulento. Benzi, mas "mandei ela" direto para o médico.

Conseguiu curar esses pedidos mais esquisitos também?

Uma vez veio um moço aqui com uma ferida mal cheirosa, me pediu para coser o pé dele, fui fazendo isso durante três dias, não é que no terceiro dia o pé já estava melhor?

Qual foi a cura mais complicada?

Nossa, uma vez uma criança tava com diarréia e vômito. Pedi para benzer, mas a mãe não acreditava e já tinha dado "tudo quanto é " remédio. Aí, vendo o sofrimento da mãe, eu pedi de novo para benzer, mas como a mãe não acreditava, não adiantava. A menina foi só piorando e mãe cedeu.

Benzi durante 3 dias. No primeiro dia, a febre, que era alta, foi baixando; no segundo, a diarréia parou; e no terceiro tudo foi melhorando. Com três dias, a menina ficou boa de vez! A mãe, desse dia em diante, passou a acreditar e benzer sempre a filha.

Uma outra vez, veio um rapaz aqui com "espinha na garganta". Tava apavorado, coitado. Eu benzi e mandei ele direto para o médico, mas no meio do caminho ele tossiu e a espinha saiu. Voltou aqui chorando de agradecimento pela benzeção que resolveu o problema dele.

Quantas ervas a senhora usa? Quais as principais e onde elas são recolhidas?

A gente benze com terço e erva. Arruda, alecrim, guiné, manjericão ou a erva que tiver. Até flor de jardim, mas eu gosto mais de terço. São sempre 3 galinhos ou 3 folhas de planta comprida. Pode usar arruda, guiné ou manjericão.


D. Ereni: fé é fundamental

Qual é a relação dessa atividade com a religião da senhora?

É uma benção divina benzer, o padre disse que quando você faz uma coisa que é de Deus, é uma benção.

Já aconteceu de alguém duvidar da capacidade de cura da senhora?

Ah, sempre tem, minha filha, mas sempre a pessoa “quebra a cara”, porque a fé move montanhas.

A procura das pessoas continua a mesma?

Hoje a procura é bem menor, né? A crença está muito devastada. E a falta de quem benze dificulta as coisas.

Como a gente pode saber quando procurar uma benzedeira e quando ir para o médico?

É assim: você deve ir ao médico sempre. Toma remédio e procura uma pessoa pra benzer. Ou uma coisa ou outra tem que melhorar.

Os dois cuidam das mesmas coisas?

Não. As benzedeiras cuidam do espírito, auxiliam no tratamento de dentro para fora.

A senhora está repassando esse conhecimento para alguém?

Hoje há dois netos que aprenderam, mas ainda não praticam, por falta de tempo mesmo. É preciso dedicar e ter tempo para atender as pessoas que buscam ajuda.

Daniela Miranda mora em Belo Horizonte, é publicitária de coração e faz parte de uma família de 10 netos e 4 bisnetos, se suas contas estiverem corretas. Isso sem contar os netos emprestados que a avó Ereni arruma com a benzeção.

Blogs que citam este Post

82 Comentários »

  1. ola , a senhora poderia me benzer a distancia , preciso muito abrir meus caminhos e fechar meu corpo , contra o mau olhado e olho grande

    Comentário por marco antonio silveira da silva — 23 de outubro de 2008 @ 10:21

  2. Que trabalho bonito, que ser humano maravilhozo; que enterronpe suas atividade normais, para fazer a verdadeira caridade cristã.

    Que proteção e luz espiritual , empoder transformar seu lar na cura de engfermos.

    Dna Ereni.,que Deus o conserve sempre assim, mostrando a todos os necessitados que ai chegam ,que a Fé Remome Montanhas.

    Comentário por adolfo — 23 de outubro de 2008 @ 11:43

  3. olá gostaria que a senhora rezacer por mim e o meu filho guilherme ele sempre ficar doente gostaria que a senhora benzecer ele porque o que valer é a fé tchau fique com deus

    Comentário por ANA PAULA DA SILVA — 23 de outubro de 2008 @ 11:45

  4. Gostaria de parabenizá-la pelo seu trabalho cheio de caritas, e de saber como posso entrar em contato com a senhora.

    Comentário por cristina — 23 de outubro de 2008 @ 11:50

  5. Daniela, parabéns pelo conteúdo. A matéria ficou muito bonita e ajudou a resgatar algo que anda meio esquecido por aí, a espiritualidade e a simplicidade, coisas que realmente têm tudo de divino. Abraços a você e à sua avó.

    Comentário por Alessandro Marques — 23 de outubro de 2008 @ 12:34

  6. Muito bom conteudo, eu acredito, tenho uma filha, ela tava com um “tréco” no olho que ninguem sabia o q era, decidir então leva-la para benzer, e adivinha o q aconteceu? Ficou 100%!!! É um gesto maravilhoso de amor e fé. Abraços a todos!

    Comentário por Gilberto Souza — 23 de outubro de 2008 @ 12:41

  7. É, hoje em dia com tanta informação na Internet e na TV ninguém quer acreditar nessas coisas. Mas que as benzedeiras curam, isso lá, curam. Qdo eu tinha uns 12 anos de idade eu estava com uns caroços no braços que nada curava e só se curou com benzedeira, dessas de galinhos verdes e palavras balbuciadas e foi tiro e queda, com dois dias os corozinhos já estavam secando.

    Comentário por ISAIAS DIAS BASSO — 23 de outubro de 2008 @ 12:41

  8. sim acredito, pois ja presenciei um rapaz que tinha no rosto um tipo de ferida e já tinha ido a vários médicos especialista inclusive no exterior e nada de sarar. Um amigo levou o a um benzedor e embora o rapaz não acreditasse deixou o benzedor lhe fazer uma “benção” e o benzedor falou que era cobreiro de sapo, mas tinha que ser feito por um casal e por 3 dias. O rapaz deixou benzer e a ferida sarou por completo deixando a pele sem nenhuma marca.

    Comentário por rosinha — 23 de outubro de 2008 @ 12:41

  9. O MEU CORAÇAO ESTA CANTANDO DE FELICIDADE A SENHORA E LINDA E UMA VERDADEIRA BENÇAO PARA NOS SERES HUMANOS UM BEIJO REGINA

    Comentário por regina — 23 de outubro de 2008 @ 12:45

  10. Oi D. Ereni e Daniela,
    Que materia legal,
    Minha vó também rezava os netos, na minha cidade interior da bahia chamamos de rezadeiras, desde criança gosto e tenho fé, depois da reza as folhinhas mucham e acreditamos que o mal se foi. Acreditar é tudo.
    Moro no Rio mas quando volto sempre procuro alguém para me benzer.
    bj, Jeane

    Comentário por jeane santos — 23 de outubro de 2008 @ 12:52

  11. Tenho 2 filhos…uma com 24 anos e um rapaz com 22…e uma neta de cinco meses…E desde que tive a primeira filha, a 24 anos atrás…sempre acreditei nas vovózinhas benzedeiras…que muito ajudaram meus filhos…hoje, minha filha leva minha neta, antes mesmo de ir ao pediátra. Pra quebranto e mal olhado…só mesmo benzimento!
    E dormem como anjinhos! Abençoadas sejam as benzedeiras!

    Comentário por ivone — 23 de outubro de 2008 @ 12:57

  12. Oi dona Ereni, o benzimento é uma oração e toda oração feita com fé, tem bons resultados. Continui fazendo esta caridade para as pessoas que precisam pois, hoje em dia é difícil encontrar benzedeiras. Este é um ato de fé e amor ao próximo. Daniela, Parabéns pela matéria.

    Comentário por Teresinha — 23 de outubro de 2008 @ 12:58

  13. Ela com seu despreendimento certamente cura as pessoas que merecem, pois usa de energias para o bem, e isso não é raro, eu particularmente atendo pessoas há mais de 20 anos, faço uma especie de benzimento com cêra de abelha, e já curamos pessoas que segundo os médicos estavam desenganadas; realmente é uma questão de fé e merecimento. Se alguem desejar podem ver meu site - http://www.misticojrs.hpg.com.br. Obrigado, e que ela seja feliz com seu trabalho.

    Comentário por João Ribas — 23 de outubro de 2008 @ 13:04

  14. oi dna Ereni,li sua matéria e amei,pena que as pessoas hoje em dia estão sem muita fé,por isso que o mundo está assim,todo virado,pena que eu nao moro ai perto ,senao iria conversar com a sra,se a sra poder benzer de longe,eu gostaria que benzesse meu filho,flavio.só pela carinha da sra,de meiga,a gente ja sente uma coisa positava,que deus abençõe a sra e sua familia.beijos.sou daqui de curitiba.muitos beijos.

    Comentário por elza — 23 de outubro de 2008 @ 13:06

  15. Gostaria que a Sra. benzesse meu filho Leandro de 27 anos, para que possa abrir os caminhos para ele.
    Ele Graças a Deus está empregado há 3 anos, mas a inveja e olho gordo andam prejudicando um pouco a vida dele.
    Ele se chama Leandro Castello Eschiavi.
    Mora em São Paulo, alto da móoca.
    Que Deus ilumine seus caminhos
    23.10.2008- 14:22.

    Comentário por Izildinha C. Eschiavi — 23 de outubro de 2008 @ 13:23

  16. Parabéns, um trabalho lindo e ótimo para resgatar um pouco dos nossos antepassados. Pena que hoje em dia, muitos poucos acreditam neste dom maravilhoso que cura e as vezes pode sarar. Este proceder vem de nossos irmãos escravos e que muito ajudou e amparou, bramcos e negros. Lindo. Pena que não tem o endereço de nossa irmão Erine. Que Deus lhe abençõe e proteja sempre.

    Comentário por José Carlos — 23 de outubro de 2008 @ 13:24

  17. tem benzeçao pra cancer de prostata ou algum remedio caseiro com ervas

    Comentário por jane souza — 23 de outubro de 2008 @ 13:29

  18. Linda reportagem, lembrei de minha avó Donária, que além de parteira muito requesitada na minha cidade era também benzedeira. Tem coisas que só quem tem fé acedita!
    Rosangela/ Quatis RJ

    Comentário por Rosangela Silva — 23 de outubro de 2008 @ 13:29

  19. NAO SO ACREDITO COMO TENHO EXPERIENCIA POR TER SIDO BENZIDA E ME SENTIR BEM MELHOR, QUE DEUS SEMPRE PROTEJA ESTAS PESSOAS DE ALMAS LIMPAS E PURAS.

    Comentário por iara — 23 de outubro de 2008 @ 13:30

  20. Olá Anjo ERENI, isso é sempre providencial pois as pessoas além de não terem tempo estão menos solidárias umas com as outras, a senhora é um espírito bem evoluido para estar fazenda a caridade sem olhar para quem, falta muito para humanidade entender esse tipo de atividade, somente a fé em DEUS através do seu instrumento que é a SENHORA pode curar…
    CARA DANY, bom trabalho, vc me parece pessoa boa de coração,alegre, feliz, continue assim divulgar essa mensagen faz parte do seu comprimisso com DEUS, pois já parou para pensar que vc e sua vovozinha estão juntas nessa missão…

    BJS. MUITOS BJS para Dna. Ereni & Daniela nome muito especial, DANY não ficou bem para uma pessoa linda como tu és…

    Comentário por Marcos Paulo de Freitas — 23 de outubro de 2008 @ 13:30

  21. Não só acredito como sou testemunho, no interior da Bahia isso é muito comum, e praticamente (lá) ninguém duvida, pois geralmente o efeito é instântaneo. Infelizmente, agora está proliferando (mesmo lá nos confins do Nordeste) essas seitas evangélicas que convertem as pessoas a outra religião e proíbem qualquer tipo de benzimento. Ano passado esta lá e minha filha passou a ter muito vômito, muita febre e sonolência, tudo resolvido em minutos por intermédio de um benzedor. É uma pena, mas as(os) benzedeiras(os) estão cada vez mais raros.

    Comentário por Edicarlos — 23 de outubro de 2008 @ 13:36

  22. DESEJO MUITA SAUDE E MUITOS ANOS DE BENZIMENTO,SOU DAQUI DA PRAIA GRANDE E POR AQUI NAO SE ACHA UMA BENZEDEIRA SE PUDESSE ME BENZER A DISTANCIA FICARIA MUITO GRATA
    A FE REALMENTE CURA EU SOU TESTEMUNHA JA LEVEI E JA FUI MUITO
    COM MEUS FILHOS,MAS A SENHORA QUE BENZIA TEVE UM DERRAME E NAO PODE MAIS .
    QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE.
    OBRIGADO

    Comentário por TELMA BENTO FALCAO DE ARAUJO — 23 de outubro de 2008 @ 13:38

  23. Gostaria que minha filha fosse benzida por essa senhora maravilhosa, porém estou muito longe, moramos em São paulo. Ela benze por telefone? ou à distância?
    Aguardo breve retorno
    Abraços
    Josiane

    Comentário por josiane — 23 de outubro de 2008 @ 13:44

  24. Muito boa esta matéria, parabéns. Minha avó era benzedeira, e ela tinha umas duas ou três amigas que também benziam. E sou testemunha de muitas curas que presenciei. É realmente uma pena que este hábito tão cheio de amor e singelo em sua grande beleza estejam desaparecendo. Mas atos de amor como este, creio que a Providência Divina nunca deixará de enviar estes espíritos para aliviar o sofrimento da humanidade.
    Beijos.

    Comentário por jackie — 23 de outubro de 2008 @ 13:45

  25. Venho de uma família de tataravó e bisavó benzedeiras. Não as conheci, mas me interesso muito pelo assunto, fiz até um curso. O excesso de tecnologia e algumas religiões intolerantes estão afastando mesmo as pessoas dessas tradições, mas ainda existem, sim, pessoas dispostas a continuar com esse caminho lindo.
    Que a dona passe esse conhecimento para mais alguns netinhos (e ai, Daniela, vc vai encarar?) porque a semente bem plantada uma hora germina e o mundo agradece!
    Parabéns a dona Ereni, a Daniela e ao Iuri pela sacada do assunto.

    Comentário por Mônica — 23 de outubro de 2008 @ 13:55

  26. como faço pra encontrar esse anjo, preciso urgente dela. obrigada e que Deus continue abençoado-a.

    Comentário por denise cirino — 23 de outubro de 2008 @ 13:56

  27. Por favor gostaria de saber se dona Ereni benze à distância, pois tenho uma netinha precisando muito ser benzida, ela não dorm a noite e quando dorme acorda gritando.Osmédicos dizem que é sindrome da noite, mas eu acho que é espiritual.Por favor se puder entre em contato comigo pelo email.Obrigado

    Comentário por Sonia Shirley — 23 de outubro de 2008 @ 13:59

  28. Olá D. Ereni…. boa tarde. gostaria muiiito de saber se a senhora benze a distância, pois acredito muiito em reza, e no momento estou mais que precisando…. ficaria muuuito grata caso faça… Obrigado desde já

    Comentário por Cinthia — 23 de outubro de 2008 @ 14:21

  29. tenho uma filha linda d 1 ano e 6 meses mas ela não dorme,desde os 5 meses ela acorda a noite inteira,não sei mas o q faço me ajuda por favor,a vó benze a distancia to desesperada nãos ei o q é uma noite bem dormida..obrigada

    Comentário por weida martins — 23 de outubro de 2008 @ 14:27

  30. Parabéns Dona Ereni, minha avó Neta também benze em aqui em São José do Rio Preto e convivo também com seus benzimentos desde criança. Hoje ela benze até filhos (a) de amigos meus.

    Concordo com a Dona Ereni hoje a fé está em falta, as pessoas querem mesmo é o poder, mas quando as coisas apertam salve as benzedeiras.

    Abraços

    Comentário por Eduardo de Paula Campos Pereira — 23 de outubro de 2008 @ 14:29

  31. GOSTARIA DE BENZER MEU FILHO..E PRIMEIRAMENTE SABER DE ONDE A SENHORA É..
    SE PUDER RESPONDER EU AGRADEÇO..

    Comentário por IERES — 23 de outubro de 2008 @ 15:13

  32. parabens pelo dom q Deus deu a senhora , e continue sempre fazendo bem pr quem precisa .

    Comentário por eliana — 23 de outubro de 2008 @ 15:19

  33. Agradeço por existir pessoas como a senhora pois , foi com uma benzedeira que consegui a cura de uma ferida q tinha na boca q naõ sarava com remédio nenhum só pessoas assim como a senhora tem o dom de curar .que Deus abeçoe a senhora.

    Comentário por Thaisa — 23 de outubro de 2008 @ 15:25

  34. Oi Dna Ereni também como muitos li sua matéria que Deus a abençoe sempre, realmente o seu rosto meigo parece de um anjo e é para um anjo de 4 anos que eu peço sua ajuda. Ela tem Bronquite desde os seis meses, usa corticóides e bombinha pois muitas vezes, quando está em crise não consegue respirar direito. Li a matéria na esperança de ver quais são as ervas usadas pois a fé eu tenho de sobra. Por favor me ajude. O nome dela é Manuela e moramos no Rio Grande do Sul. Responda meu e-mayl para dizer o que eu posso fazer. Beijos no coração e que Deus lhe abençoe sempre e a sua neta Daniela também.

    Comentário por zilda — 23 de outubro de 2008 @ 15:38

  35. D Ereni, pessoa abençoada, Daniela, neta de sorte.
    Acredito muito nas benzedeiras, pessoas de fé escolhidas a dedo por Deus.Fazer o bem de coração, sem interesse, só tem retorno em saúde, paz e amor em dobro.Benzedeiras de fé, anjos em extinção. Muita saúde para a senhora e tida a sua família.

    Comentário por Liliana Prietoni — 23 de outubro de 2008 @ 15:53

  36. Boa tarde, D.Ereni, tenho a que a senhora tem uma missão de fé, é uma peregrina que Deus colocou aqui neste mundo p/ cuidar das pessoas que necessitam de ajuda,eu acredito,porque lembro de minha avó, que também fazia os benzimentos no sul do Paraná, realmente tem pessoas que tem esse dom, e a senhora é uma delas, atualmente mora em
    Uberaba/Mg, mas sou do sul , da egião mais fria do Brasil, felicidades o….

    Comentário por Amazonas Fonseca Neto — 23 de outubro de 2008 @ 15:56

  37. Boa tarde,eu gostaria q a senhora fisesse ,a simpatia para curar minha bronquite….

    beijuss e fica sempre com Deus….

    Sonia

    Comentário por Sonia Aparecida Santos — 23 de outubro de 2008 @ 15:59

  38. Dona Ireni, voçe é uma pessoa abençoada por DEUS

    Comentário por Alaide Oliveira — 23 de outubro de 2008 @ 16:00

  39. O que dizer sobre Dona Alexandrina de Comendador Venancio- Tistrito de Itaperuna-RJ?! O que dizer de Dona Cota e do Sr Manoel Sabino de Tombos-MG?!!. Dona Ereni Deus abencoe sempre a senhora sempre. Deus aumente a fé do povo brasileiro!!

    Comentário por mauro gilson — 23 de outubro de 2008 @ 16:02

  40. Que alegria ler esta materia…sou de uma familia de benzendeiras que infelizmente ja morreram e estou precisando e querendo muito levar minha filha e minha neta para serem benzidas…so queria o endereço desta bondosa senhora se isto for possivle.
    obrigada
    maria de lourdes
    99748880

    Comentário por maria de lourdes baeta — 23 de outubro de 2008 @ 16:02

  41. Boa tarde D. Ereni, como muitos cristãos eu tbm acredito em benzimento, qdo criança tinhamos uma vizinha que benzia era como tirar com a mão.
    Como muitos internautas eu tbm moro longe gostaria de saber se a D. Ereni benze a distancia ou se eu posso ligar.
    Preciso muito.
    D. Ereni a Sra. tem as mãos abençoadas por Deus, que ele a proteja por muitos anos.
    Aguardo resposta …obrigada

    Comentário por Eneli — 23 de outubro de 2008 @ 16:19

  42. Que bonito.

    Retrato de um Brasil antigo, aconchegante, altruísta, devotado ao bem do próximo, em franco processo de
    alteração, não para melhor, infelizmente.
    Que as benzedeiras permaneçam entre nós por muito
    tempo ainda e sejam muito felizes e bentas elas mesmas
    com sua atividade.
    Abraços a todas elas.

    Comentário por scorpio — 23 de outubro de 2008 @ 16:30

  43. eu acredito simpena eu esyar tão longe da senhora um beijo …..minha vovozinha tb tinha essa magia essa benção

    Comentário por maria — 23 de outubro de 2008 @ 16:31

  44. Dona Ereni, tenho duas crianças e a tempos procuro por uma benzedeira e não acho , lendo algumas materias encontrei essa da senhora, pois nasci e fui criado ai na sagrada familia, hoje casei e estou morando no bairro nova vista, quero saber qual é o endereço da senhora. Aguardo um retorno, que deus lhe de muita saude.
    Ats. Reinaldol Araújo.

    Comentário por Reinaldo Araujo — 23 de outubro de 2008 @ 16:34

  45. PARABENS D. ERENI, EU MESMA JA FUI CURADA DE VARIOS MAU OLHADO GRACAS A DEUS E A UMA BENZEDEIRA EM GOVERNADOR VALADARES, INFELIZMENTE HOJE EM DIA ESTA DIFICIL DE ENCONTRAR, ESPERO QUE CONTINUE NESTA BENCAO QUE DEUS LHE DEU POR MUITOS E MUITOS ANOS. FIQUE COM DEUS. GOSTARIA DE TER UM NUMERO PARA CONTATO, POIS ESTOU LONGE E NAO TENHO COMO IR E NEM SEI ONDE TEM POR AQUI, ALIAS NAO TEM POR AQUI. (EUA). BEIJOS.

    Comentário por JOSIANE — 23 de outubro de 2008 @ 16:36

  46. esse negocio de benzeção saiu dos quintos do inferno. Isso é macumbaria pura e quem acredita e anda atrás disso vai direto pro inferno se não converterem a Cristo. Essa doutrina de benzição é do demonio. Ele vive enganando as pessoas. Abre o olho povo com essas coisas. Leiam a biblia, ela é a verdade.

    Comentário por valerio — 23 de outubro de 2008 @ 16:46

  47. Caro Valério, deixe de ser ignorante, respeite a religião dos outros, vá buscar esclarecimento. Deus está no coração das pessoas, na fé delas e não necessariamente em um livro que foi escrito, traduzido e reescrito pelos homens (Biblia). Do demônio é a falta de informação, a ignorância e o desrespeito, todos os quais você tem demonstrado. Não julgue sem conhecer, pois ai você já está errado.
    Parabéns pela reportagem, ótima, isenta e abordando aspecto fundamental existente nessas benzedeiras, qual seja: o amor ao próximo. Elas se dispõem a aliviar o sofrimento de seu próximo por puro amor, amor a Deus, à Cristo e ao seu próximo, sem nada cobrar, muito diferente dos pastores que andam por aí, não é Valério.
    Elas praticam no seu dia-a-dia o maior de todos os mandamentos: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo com a ti mesmo”. Não se esqueça disso Valério, pratique este mandamento, o mundo precisa de menos conflito, menos crítica, menos donos da verdade e de muito mais amor, compreensão, paciência e indulgência. Indenpendentemente de cor, raça ou credo. Saravá a todos e que Oxalá lhes abençoe agora e sempre.

    Comentário por João da Umbanda — 23 de outubro de 2008 @ 16:59

  48. João, não o conheco, mas não pude deixar de admirar a amplitude de sua resposta, sinceros parabéns.

    Comentário por José — 23 de outubro de 2008 @ 17:02

  49. Ah, que linda é a D. Ereni! Gostaria que ela morasse bem pertinho de mim, pois iria procurá-la sempre que fosse necessário. Lembrou-me de minha avó, que já faleceu, e que benzia também e sempre que tinha dores de cabeça, ela fazia desaparecer com suas rezas acompanhadas das mesmas ervas que D. Ereni utiliza. Pena que moro aqui em São Paulo e já não encontro mais as benzedeiras de fé. Que Deus a abençôe sempre, D. Ereni! Um beijo no seu coração.

    Comentário por Tania — 23 de outubro de 2008 @ 17:03

  50. Surpresa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que bom saber que ainda podemos encontrar pessoas boas, capacitadas para benzer.
    Fico bastante feliz, gostaria de entrar em contato com ela, pois há bastante tempo procuro alguem que possa me benzer; estou bastante necessitada, tenho problemas nas pernas.
    Obrigada.

    Comentário por heloisa — 23 de outubro de 2008 @ 17:26

  51. Quero agradecer á todos pelo comentários com muito carinho feitos á Vó Ereni. Gostaria de deixar meu e-mail para as pessoas que pediram endereço da vó e mais informações. Quem precisar de alguma informação,pode me enviar no daniela@b1comunicacao.com.br
    Um grande abraço a Todos e fiquem com Deus!

    Comentário por Daniela Miranda — 23 de outubro de 2008 @ 17:38

  52. DONA ERENI…que grande missão a senhora recebeu, e como a cumpre com amor, sempre será abençoada pelas Luzes do Universo.
    São essas Luzes de Deus que a senhora utiliza para curar as pessoas, por isso a senhora será sempre agraciada com essa familia linda e muito amada.

    Nosso carinho à senhora.

    Comentário por Francisco Petelinca — 27 de outubro de 2008 @ 22:33

  53. Que maravilha ter uma avozinha tao linda,eu ja nao tenho mais nenhuma .Gostaria muito de conhece-la mas estou tao longe.moro em Limeira interior de Sao Paulo.Sera que sua avo nao me atenderia de longe.Estou com muitos problemas inclusive de saude.Beijos me perdoe por pedir isso assim.

    Comentário por Elis Regina — 18 de novembro de 2008 @ 19:24

  54. D Ereni, a senhora recebeu grandes benções divinas e esta missão maravilhosa de orar pelas pessoas. Desde muito cedo eu creio nos benzimentos, minha avó tinha o dom de benzer, minha filha mais nova, hoje com 29 anos curou sua bronquite com a ajuda das rezas de uma senhora abençoada por Deus e hoje tenho um netinho, THIAGO, muito alérgico a proteina de leite de vaca, cujo principal sintoma é o da bronquite asmática. Ele tem só 2 anos e meio, grande chances de ficar bom e eu creio em Deus e em benzedeiras. Moramos em São Paulo, Capital.
    Li a matéria e fiquei encantada em saber que ainda neste mundo tão materialista existem pessoas como a senhora com este dom tão especial. Espero de coração que seus netos gostem e se dediquem a esta prática tão magestosa que devagarzinho vai sumindo. Por favor não deixem que ela desapareça.
    Será que a senhora adotaria mais um netinho?
    Beijos carinhosos, no coração e na alma.
    Com carinho
    Marcia

    Comentário por Marcia Aguiar — 1 de dezembro de 2008 @ 11:36

  55. queria saber se estou gravida

    Comentário por kelly — 18 de fevereiro de 2009 @ 18:57

  56. peço rezar p/ tirar maldiçoes e olho grande,inveja de minha vida e famila abrir caMINHO DE MEUS FAMILIARES E TODA SORTE DE BENÇAOS P/NOS

    Comentário por stela — 9 de março de 2009 @ 9:08

  57. gostaria q a senhora benzesse eu a distancia , pois sei que tem gente que morre de inveja de mim , gostaria que a senhora fechasse o meu corpo contra olho gordo , picada de insetos e de tiroteios , pecço lhe encarecidamente

    Desde ja grato

    ass: Reinaldo Oliveira
    17/03/09

    Comentário por Reinaldo — 17 de março de 2009 @ 21:11

  58. oi eu sou uma jovem de 30 anos portuguesa e gostaria muito de aprender a benzer faço a benzedura do mau olhado por agora mas gostaria de saber mais…fico feliz por você revelar a historia da sua avò e que ela tenha encinado a sua arte a alguém para que continuem a ajudar o proximo.
    abençoadas sejam!

    Comentário por sandra — 7 de maio de 2009 @ 12:08

  59. D Ereni
    Boa tarde!

    Meu nome é Maria Ignêz Ferreira Medeiros, tenhos duas lindas filhas, mais as duas tem sindrome do panico, tem medo de tudo, do inexplicável, gostaria que a senhora rezasse para afastar esta maldição que atormenta minhas filhas (Natália Ferreira Medeiros e Gabriela Ferreira Medeiros).
    Um grande abraço e fique com Deus.
    Ignêz

    Comentário por MARIA IGNEZ FERREIRA MEDEIROS — 5 de junho de 2009 @ 16:08

  60. boa tarde dona ereni .
    gostaria que a senhora benzese a minha perna direita tenho
    um ferida ha mais de trinta anos pelo amor de deus me ajude
    deus te abençoe fique com deus .

    Comentário por neuza otaviano da silva — 16 de junho de 2009 @ 13:24

  61. Dona Ereni,

    Como vai, tudo bem?
    Meu nome é Marla, tenho 28 anos, e moro em Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia.
    Gostaria muito que a senhora recebesse a mim e ao meu namorado para que pudéssemos ser benzidos. Há tempos procuramos alguém mas é cada dia mais difícil achar uma pessoa que benza, ainda mais nas grandes cidades.
    Poderia nos receber? Ficaríamos imensamente gratos.
    Aguardamos retono e, desde já, agradecemos.
    Abraço forte!

    Comentário por Marla Domingos — 18 de junho de 2009 @ 14:37

  62. Prezada senhora peço a gentileza se possível me enviar a oração ou benzição para curar cobreiro, espinhela caída, sarampo, mau olhado etc.. Desde já agradeço em nome de Deus, que o Divino Espírito Santo a ilimine e proteja sempre.

    Comentário por José Romano — 22 de junho de 2009 @ 15:41

  63. boa tarde, dona ereni. peço oraçoes para minha mae maria aparecida de oliveira bento para meu irmao jose emanuel de oliveia bento e para minha filha geovana da silva basseto.
    e peço que a senhora continue benzendo essa ferida que tenho na perna direita a mais de trinta anos , estou melhorando,.
    meu nome e neuza otaviano da silva
    moro em birigui estado de sao paulo.
    abraços fique com deus beijos deus te abençoe
    muito obrigada !

    Comentário por neuza otaviano da silva — 23 de junho de 2009 @ 16:35

  64. Boa Noite Dona Ereni
    Tem jeito de a senhora benzer minha perna direita eu estando aqui em São Paulo?
    Muito grata pela atenção
    Lucy

    Comentário por Lucy Petroucic — 4 de julho de 2009 @ 21:44

  65. Prezada Dona Ereni

    Peço uma benção para MARCIA PROTETTI , que está com CA de ânus. fez quimio.
    Agradeço muitissimo
    Lucy

    Comentário por Lucy Petroucic — 5 de julho de 2009 @ 12:45

  66. prezada dona ereni queria que voce benzece meu filho que estar com bronquite ele tem 3 anos ja nao sei o que faço mais.o nome dele yago cardoso carvalho .agradeco desde de ja muito obrigado mesmo.marcela cardoso

    Comentário por marcela cardoso padua — 7 de julho de 2009 @ 20:30

  67. eu queria pedir uma bencao pra senhora tambem pro meu marido pra parar de fumar.o nome de antonio milton ele tem,diabete pressao alta.obrigadoa mais uma vez.marcela cardoso

    Comentário por marcela cardoso padua — 7 de julho de 2009 @ 20:33

  68. Daniela, parabéns pela matéria! Realamente é muito difícil encontrar hoje, pessoas seriamente comprometidas em levar o bem estar ao próximo. Gostaria de lhe pedir que enviasse via e-mail dados de contato de sua avó (endereço e telefone). Tenho muito interesse em procurá-la.

    Grata, Dani

    Comentário por Dani — 28 de julho de 2009 @ 8:56

  69. Peço a gentileza de benze as perna da minha mãe Zilma ela doi é na batata da perna direita .Deus de já te agradeço.

    Comentário por Zilma Dias — 4 de agosto de 2009 @ 16:34

  70. Peça a gentileza de benzer as pernas da minha mãe Zilma ela doi é na batata da perna direita e ela não consegue nem andar.Deus de já te agradeço.

    Comentário por Zilma Dias — 4 de agosto de 2009 @ 16:37

  71. Ei D.Ereni, tudo bem com a senhora, espero que sim.
    Vendo este site, ví que é benzedeira e gostaria se possível que me enviasse uma oração para benzer cobreiro.
    É para mim mesma. Eu mesma posso me benzer? Quero através de minha fé fazer minha cura. Não tenho aqui próximo a mim nenhum conhecido que possa fazer isso, (moro longe de minha família e parentes) , mas meu coração me pede para eu mesma fazer isso que eu vou me curar através de minha fé e oração. Seria possível me enviar uma oração para eu curar meu cobreiro junto a Jesus?
    Muito obrigada D.Ereni e que Deus lhe ilumine sempre.
    Abraços.
    Elaine.

    Comentário por Elaine Rodrigues — 17 de agosto de 2009 @ 11:13

  72. MInha neta de 3 aninhos sofre de asma,mas moro no rfIO gRANDE DO SUL,COMO POSSO FAZER,A SENHORA BENZE A DISTANCIA?GRATA

    Comentário por iara — 11 de setembro de 2009 @ 13:23

  73. Cara Senhora Preciso demais de ajuda!

    Já fui ao médico me deu medicações a qual eu mesma pensei que fosse minha alergia que tenho da alfafinha e alfafa braba, mas não é algumas ´pessoas de idade me disseram que é cobreiro esta localizado na minha perna direita e minha garganta parece estar se fechando, na perna esta localizado um palmo abaixo da panturilha , preciso de ajuda de como me curar estou quase enlouquecendo de coceira e meu pé esta cada vez mais inchado se puderes me ajudar fico lhe grata.Dona Erni obrigada por sua luz

    Comentário por Juliana da Silva — 16 de setembro de 2009 @ 16:50

  74. Peço dona irani me benzer pois estou sofrendo muito com herpes zoster. Que Deus lhe abençoe

    Comentário por jose oamyr d'amaral — 2 de outubro de 2009 @ 21:59

  75. eu so quero trabalhar para sustentar minha familia estou prado um ano
    todos queajuddei ficaram no meu lugar ve oque esta acontecendo comigo

    Comentário por eucides de oliveirra — 5 de outubro de 2009 @ 23:53

  76. BOM DIA!!!
    SRa Ereni,
    gostaria muito que a senhora pudesse me benzer, moro em Belo Horizonte e a muito procuro alguem que benza. Se possivel poderia me passar o teu endereço, para que eu possa ir na sua casa.

    att

    Débora Aline de Oliveira

    Comentário por Débora aline de Oliveira — 6 de outubro de 2009 @ 11:55

  77. dona ereni que uma benca na minha vida estou desmpregado mais de um ano tenho familia me ajude por isso peço a sua bença na minha vida todos que ajudei ficaram no meu lugar so quero sustentar minha familia muito obrigado

    Comentário por eucides de oliveirra — 7 de outubro de 2009 @ 23:13

  78. Preciso tanto de benzer umas pessoas da minha familia,porque
    estamos nos separando um do outro .Por favor preciso do seu endereço e telefone,e o que posso fazer.no momento não posso ir ai no momento.

    Comentário por sonia maria — 8 de outubro de 2009 @ 13:28

  79. Gostaria de ser benzido mesmo a distancia pois estou com problema
    na minha gengiva que não quer fechar já faz 6 meses. Fiz uma cirurgia e ninguem consegue fechar esta fístula que não cicatriza.
    Por favor preciso muito de ajuda.

    DESDE JÁ MUITO GRATO.

    Comentário por josé américo — 9 de outubro de 2009 @ 11:27

  80. boa noite meu nome é rosana sou missionaria a palavra de Deus diz na sua palavra atraveis da bíblia que so temos um caminho a segir este caminho é jesus no evangélio de joão diz jesus respondeu e disse-lhe:Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz : Dá-me de beber,tu lhe pedirias e ele te daria água viva em joão 4:10 ,14 . jesus é água da vida e este nome tem poder para salva liberta tranforma cura muitos mais basta somente cré e medita na palavra de Deus vcs vao ver que atraves de jesus muita coisa vai acontence o milagre de Deus na sua vida

    Comentário por rosana — 23 de outubro de 2009 @ 23:49

  81. Bom dia! Maravilhosa sua fé - sua sabedoria. Gostaria de saber se há possibilidade de benzer à distância - moro em São Paulo - e pergunto: caso possa benzer à distância que dados necessita.
    Aguardo breve retorno
    Grata.
    Maria Aparecida

    Comentário por maria aparecida — 18 de novembro de 2009 @ 11:24

  82. Olá D. Ereni, gostaria de seber se a senhor benze a distancia, apezar que para Deus não existe distancia, e para mim que tenho fé, com certeza obiterei a graça,Gostaria muito que podesse me responder, estarei com muita esperança ,pois só hoje descobri esse email,
    Muito obrigada.

    Comentário por Elisa Pinto — 11 de dezembro de 2009 @ 19:13

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol